terça-feira, 30 de outubro de 2012

VIII Jornada Brasileira de Terapia Morfoanalítica


VIII Jornada Brasileira de Terapia Morfoanalítica

         Foi bom estar presente na VIII Jornada Brasileira de Terapia Morfoanalítica, na cidade de Ribeirão Preto, além do imenso prazer de conhecer pessoas sensacionais, tivemos o privilégio de assistir maravilhosas apresentações, um final de semana de intensa aprendizagem e reflexão.
O tema Corpo: Sensações, Emoções e Consciência é muito profundo e magnífico, o corpo não se comunica somente com a linguagem verbal, mas sim através da pele, articulações, músculos, vísceras, etc. Os desequilíbrios do nosso sistema são perturbados pela história psicoafetiva.
A constituição corporal e do Eu se dá pelo EU-Pele, função que permite a criança representar em si mesma conteúdos psíquicos a partir das experiências com a superfície do corpo.
Hoje temos vários tipos de corpos na sociedade, Corpo de Homem, Corpo de Mulher, Corpo Emocional, Corpo Físico, Corpo Atlético, Corpo Obeso, etc ... Cada corpo esconde uma história, história guardada nessa couraça, couraça que esconde emoções, sensações, consciência, inconsciência, gritos, pedidos de socorro e carinho. Saber procurar, investigar e analisar essas informações é papel do Terapeuta, profissional esse que tem a honra e a responsabilidade de tornar-se o ponto de apoio da evolução do próximo, mostrando que o amanhã pode ser melhor.
Parabéns a todos (as) Terapeutas presentes nesse encontro !

Nenhum comentário:

Postar um comentário