segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Cuidado com o Andador



Cuidado com o Andador 

O andador infantil está sempre no centro de polêmicas quanto aos seus benefícios e malefícios. Além dos riscos de acidentes existirem, o uso do andador pode trazer prejuízos para a maturidade da criança.

 
Durante o crescimento do bebê ele é alvo de muitos impulsos do próprio organismo. A criança durante o seu desenvolvimento passa por fases chamadas etapas neuro-evolutivas, através das quais vai mostrando uma qualidade de maturação e organização do seu sistema nervoso. Um exemplo dessas fases é o deslocamento do andar, até a criança conseguir ficar em pé e andar, ela vai rolar, rastejar, engatinhar, etc., e essas fases vão se desenrolando em vários domínios como na fala, na elaboração do pensamento, da organização do psiquismo, da motricidade fina, etc. Essas atividades estimulam esse amadurecimento e a interligação das estruturas do sistema nervoso central com os órgãos dos sentidos, com os órgãos internos e todo aparelho motor, quando pulamos essas fases com o uso do andador por exemplo, desviamos as etapas citadas acima e isso pode acarretar problemas futuros como falta de coordenação motora, hiperatividade, dislexia (dificuldade na leitura), entre outros ...
Portanto, vamos tomar cuidado com o uso desses equipamentos que inicialmente veem para nos ajudar, mas com o passar do tempo podem atrapalhar nossas crianças. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário