sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Como anda sua respiração ?


Como anda sua respiração ?

                Lendo o livro da Educação do Corpo ao Equilíbrio do Espírito de L. Ehrenfried, refleti sobre a Respiração, ela relata uma frase interessante e de sentido profundo:

"O ser humano vale aquilo que vale sua forma de respirar"

                Esse simples ato fisiológico de oxigenação do sistema esconde muitas coisas, as pessoas executam essa função com distinção, por exemplo, um corajoso tem movimentos respiratórios profundos, livres, já um medroso respira superficialmente, rapidamente, com paradas freqüentes. É muito comum encontrar indivíduos dessa natureza hoje em dia, pessoas que a cada emoção, a cada esforço, bloqueia sua respiração, perturba seu ritmo natural. Por fim, esse pulmão recebe uma nova informação, diminui a ventilação afetando assim a troca gasosa, portanto recebemos poucas coisas "Boas" como o O2 e guardamos em excesso "Angustia, Tristeza, Incerteza, Incompreensão e Estresse" como o CO2 e a caixa torácica se torna estreita, feia, ou mesmo deformada.

                Assim podemos concluir que essa função é alterada pelo seu modo de viver, tanto físico como psíquico, o ser humano perturba todo seu sistema sem o saber.

                O que devemos fazer para mudar nosso comportamento lembrando que a perturbação do sistema gera o que chamamos de doença ? Primeiramente só podemos mudar aquilo que conhecemos, o comportamento é inconsciente, portanto necessitamos reaprender o correto e conscientizar os reflexos e atitudes saudáveis. Procure um profissional da Fisioterapia, ele tem boas ferramentas para melhorar sua qualidade de vida, você merece e pode viver sem dor, liberte-se do que te faz mal, seja feliz !

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário