sábado, 6 de outubro de 2012

Atendimento Humanizado




Atendimento Humanizado

Cada vez mais, ouço essa frase: “O profissional da saúde que me consultou nem me olhou direito. Como pode saber o que tenho e ainda me prescrever algo?”.

Estou hoje aqui defendendo o atendimento humanizado, muitos profissionais enxergam o paciente como doença e não como alguém que quer ser acolhido, alguém que quer ser ouvido!
Não estou aqui defendendo a troca das técnicas pelo bate papo com o paciente, acredito que uma boa relação profissional da saúde x paciente deve ser estruturada na empatia e na confiança. Devemos criar esse vinculo de forma clara e honesta, onde o paciente participa ativamente no planejamento diagnóstico e terapêutico.
É claro que nem sempre o processo de cura é possível, entretanto, fazer o máximo para oferecer alívio e conforto é essencial.


"Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana." Carl Jung



Nenhum comentário:

Postar um comentário