Atendimento Humanizado
Cada vez
mais, ouço essa frase: “O profissional da saúde que me consultou nem me olhou
direito. Como pode saber o que tenho e ainda me prescrever algo?”.
Estou hoje
aqui defendendo o atendimento humanizado, muitos profissionais enxergam o
paciente como doença e não como alguém que quer ser acolhido, alguém que quer
ser ouvido!
Não estou
aqui defendendo a troca das técnicas pelo bate papo com o paciente, acredito
que uma boa relação profissional da saúde x paciente deve ser estruturada na
empatia e na confiança. Devemos criar esse vinculo de forma clara e honesta, onde
o paciente participa ativamente no planejamento diagnóstico e terapêutico.
É claro que
nem sempre o processo de cura é possível, entretanto, fazer o máximo para
oferecer alívio e conforto é essencial.
"Conheça
todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja
apenas outra alma humana." Carl Jung
Nenhum comentário:
Postar um comentário